LÍDER PERIGOSO DE FACÇÃO NO AMAZONAS PODE ESTAR ESCONDIDO EM COMPLEXO DO RIO ALVO DE MEGAOPERAÇÃO

Foto: Erlon Rodrigues/SSP-AM

O criminoso amazonense Kaio Wuellington Cardoso dos Santos, conhecido como Mano Kaio, apontado pelas autoridades como um dos líderes mais perigosos de facção criminosa na região Norte, estaria escondido no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro — área que foi palco de uma megaoperação policial nesta terça-feira (27). Até o momento, as forças de segurança não confirmam se ele está entre os presos ou mortos durante a ação.

Um dos chefes da facção no Amazonas

Considerado o “número 2” do Comando Vermelho no Amazonas, Mano Kaio é investigado por comandar ações violentas que provocaram terror no estado. Em junho de 2021, ele foi apontado como mentor da onda de ataques que destruiu veículos, incendiou prédios públicos, impôs toque de recolher e espalhou medo em Manaus e em cidades do interior.

Desde então, ele permanece foragido e se tornou alvo prioritário das forças de segurança. Em julho de 2024, seu nome esteve na mira da Operação Rota do Rio 2, que investigava o tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. As investigações apontam que ele e outro líder da facção, Sílvio Andrade da Costa, o Silvinho, buscaram abrigo em áreas dominadas pelo CV no Rio de Janeiro.

Histórico violento e ascensão criminosa

A ficha criminal de Mano Kaio soma mais de 14 anos de envolvimento com o crime organizado. Ele começou ainda adolescente, atuando em invasões a residências de luxo e, em 2011, foi preso por roubo de veículo. Após deixar o presídio, ascendeu rapidamente no tráfico de drogas.

Em 2013, foi apontado como autor dos assassinatos dos traficantes Frank “Frankzinho do 40” e Carlos Uchoa, o “Tonga”, que foram encontrados esquartejados dentro de malas — um crime que chocou a população manauara pelo grau de crueldade. Em 2015, chegou a ser preso no Ceará, mas fugiu durante uma rebelião carcerária.

Procurado em todo o país

As autoridades monitoram a possível presença de Mano Kaio no Rio, onde ele estaria aproveitando a proteção oferecida pela facção para se manter escondido e continuar comandando ações criminosas à distância. Os desdobramentos da operação desta terça-feira poderão revelar se o foragido continua ativo ou se o cerco finalmente se fechou contra ele.

Mano Kaio é considerado de alta periculosidade e um dos principais responsáveis pela expansão do Comando Vermelho na região Norte.

Leia também

Leave a Comment